O "pesadelo" alemão I
Há muito que estou para relatar sobre as “péssimas” condições com que se deparam os ciclistas por estes lados. Finalmente tomei a iniciativa de juntar algumas imagens e escrever algumas linhas sobre o “pesadelo” de Dresden.
Praticamente todos os eixos rodoviários de maior importância da cidade possuem vias especialmente reservadas para ciclistas. A seguinte imagem que saquei do googlemaps mostra a avenida que liga o norte com o sul da cidade, uma das mais movimentadas (ironicamente a foto não mostra praticamente trânsito nenhum). Ao longo de Kms existem faixas reservadas para bicicletas (indicadas na foto com setas). Nas horas de ponta a utilização destas por ciclistas chega a ser tanta, que a distância entre duas biciletas pode ser menos que um metro (experiência própria).
Para continuar, decidi sacar mais duas imagens do googlemaps que mostram dois cruzamentos relativamente típicos para Dresden. Encontram-se numa zona universitária (e fazem parte do meu percurso diário para o trabalho). Repare-se na quantidade de faixas (grande parte delas vermelhas) para bicicletas e nas imensas possibilidades de ligações entre elas.
A próxima fotografia foi tirada no cruzamento que se vê na última imagem. Indicado com a seta nr.1 vê-se um exemplo de sinalização destinada a ciclistas. Em toda a cidade podem-se encontrar este tipo de sinalização, não só para esclarecer situações de prioridade ou de outras regras de trânsito, mas também indicando os percursos mais curtos para se chegar a certos locais (sim, porque os percursos que se realizam com automóveis raramente são os mais curtos). Presente por todo lado está a semaforização para ciclistas (seta 2 na foto). Acho muito interessante os semáforos para ciclistas passarem de vermelho para verde com alguns segundos de antecedência respectivamente aos semáforos para o trânsito automóvel. Imagino que seja para possibilitar aos automobilistas aperceberem-se da presença de ciclistas antes de acelerarem.