Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Egoísmo extremo

MC, 20.02.08
Esta notícia do JN sobre a estacionamento ilegal em Alcântara é hilariante pelas atitudes e citações que apresenta. Mostra bem o extremo egoísmo de quem acha que pode pôr o seu popó onde lhe apetecer. E isto também está bem patente na escolha de palavras do jornalista, que por vezes apresenta os transgressores como coitadinhos.

As multas e o bloqueamento de viaturas em Alcântara estão a deixar comerciantes e moradores com os nervos em franja. A presença mais assídua da Polícia Municipal, desde Dezembro, na sequência de queixas de munícipes, fez com que o estacionamento se transformasse numa dor de cabeça. A falta de espaço obriga à transgressão [obriga à transgressão? Que tal estacionar mais longe ou num parque?] e esta leva à multa. Até o presidente da Junta de Freguesia, José Godinho, veio gritar um "basta" através de uma carta aberta ao vice-presidente da Câmara de Lisboa.
"O negócio está péssimo. Quem é que pára aqui para mandar fazer uma chave por um euro para depois pagar 60 de multa?", questiona Luís Correia. (...) [Porque é que os comerciantes culpam sempre o estacionamento, em vez de procurarem as razões dos maus resultados na sua própria loja, como acontece em lojas antiquadas e desagradáveis da Baixa de Lisboa? Curioso também que nas cidades europeias, a "animação" das lojas costuma ser anti-proporcional ao número de automóveis].
José Manuel Soares, que dá apoio a uma familiar idosa residente na Calçada da Tapada, não podia estar mais insatisfeito. "Dantes estacionava em cima do passeio. Depois de me terem bloqueado as rodas fui colocar o carro no parque de estacionamento (a poucos metros, sob o viatudo da ponte) e roubaram-me o automóvel. Apareceu três dias depois todo danificado", contou ao JN.
José Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, fala em "excesso de zelo", por parte da Polícia Municipal, na Rua Leão de Oliveira, sobretudo quando "bloqueia ou reboca viaturas que estão estacionadas em passeios larguíssimos". Segundo o autarca, "fica livre mais de metro e meio de passeio para os peões poderem circular".
Mas que raio de político é este que defende os seus munícipes transgressores em vez das vítimas?
Obrigado Hugo

4 comentários

Comentar post