Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Governo insiste nas portagens urbanas II

MC, 29.01.07
Como escrevi no post anterior a referência ao assunto das portagens urbanas tem pelo menos a vantagem de relembrar a questão. A Associação Nacional de Municípios já veio dizer que não há negociações em curso e Rui Rio veio mostrar a sua oposição.

Retirado do Diário Digital/Lusa:

Rui Rio descarta para já portagens à entrada das cidades
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou hoje no Porto que não há condições para impor portagens à entrada das cidades em Portugal enquanto não existirem alternativas de transportes públicos de qualidade.

«Não podemos pôr o carro à frente dos bois e, portanto, uma solução dessas só é equacionável quando tivermos transportes públicos de qualidade», disse Rui Rio (...).

O autarca recordou, a propósito, que, no caso do Porto, já se discute há anos uma linha de metro para Gondomar, que vem sendo permanentemente adiada.

«Não vamos agora taxar os carros que vêm de Gondomar para o Porto, quando não há alternativas viáveis», acrescentou.


Lá está o argumento da qualidade dos transportes públicos! A frase final é também brilhante: não há metro, logo não se pode taxar os automóveis. E os autocarros? Não existem? Não são eles o transporte público mais importante, ao ponto de haver grandes cidade que resolveram o problema do trânsito sem uma única estação de Metro? Repito: enquanto o trânsito for tal que os autocarros andem a 10km/h, os transportes públicos nunca serão de qualidade. É uma pescadinha de rabo na boca!

2 comentários

Comentar post