O JN
noticia hoje que a
Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária defende a introdução em Portugal de zonas com velocidade máxima de 30km/h (o que já existe em quase todos os países da UE). O documento será ainda discutido com várias entidades, inclusive autarquias, mas isto é em si uma excelente notícia. Melhor ainda, defende que este limite seja posto em prática não apenas através da lei, mas de alterações nas vias (como lombas e semáforos). Uma das razões para avançar com esta política é, segundo a notícia, o facto de a sinistralidade dentro das cidades estar a descer bem mais lentamente que fora delas.A mesma notícia avança que será instalado uma rede a nível nacional de radares de velocidade, que neste momento só existia em Lisboa e Porto e por iniciativa das câmaras.
Para ler mais:
Medidas "físicas" de acalmia no trânsito:
Acalmia no Trânsito IAcalmia no Trânsito IIAcalmia no Trânsito III e IVAcalmia no Trânsito V(aparentemente
acalmia de tráfego é a expressão técnica correcta)