Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Portagens em Milão, finalmente

MC, 03.01.08
Milão tem desde ontem portagens urbanas para entrar no centro. É obviamente uma excelente notícia para os habitantes de Milão mas também para todos nós, porque é mais uma cidade que vem reconhecer que os carros não podem ser bem-vindos nas cidades. Ainda por cima numa cidade do Sul da Europa, o que nos dá mais esperanças de ver isto a acontecer por cá.
Como bom país mediterrânico, a medida entrou em funcionamento com quase um ano de atraso depois de muitos avanços e recuos, a área taxada é minúscula (8km2), e "apenas os automóveis que poluem" - como diz hipocritamente a Câmara na publicidade - é que pagam. A questão é que os que "não poluem" e que estão isentos de portagem, são 60% dos carros que normalmente já entravam na cidade incluindo carros a diesel que são os piores em termos ambientais quando falamos de ambiente urbano, devido às emissões de partículas bem perigosas para a saúde e que sujam os edifícios. E sejamos honestos, o problema ambiental é só um dos vários problemas que os carros provocam nas cidades, ainda há o congestionamento, o ruído, os acidentes, a ocupação do espaço público, o stress, etc... Aparentemente estes não contam, ao contrário de Londres onde o objectivo principal era combater o congestionamento.
Com tanta isenção receio que venha a acontecer o que aconteceu em Atenas (outro mediterrânico), quando em 1982 introduziu o actual sistema de controlo de entradas: nos dias pares só entram matrículas pares e o mesmo para os ímpares. Obviamente que todas as famílias arranjaram um carro com matrícula par e outro com ímpar para contornar a proibição.
Bom... melhor que nada, nem que seja pelo acto simbólico. E bem gostaria de ver isto por cá.

(Ironicamente uma amiga minha chegada hoje de Milão, por onde andou a passear ontem, e não sabendo nada das portagens contava-me há pouco que a cidade tinha o ar muito poluído...)

Adenda: Berlim tomou uma decisão semelhante ao proibir (multa de 40€) os carros mais poluentes de entrar no centro. Tal como Milão é um acto simbolicamente importante e positivo, mas com pouco impacto já que 80% dos automóveis são admitidos no interior e porque mais uma vez faz esquecer todos os outros impactos negativos que os automóveis têm nas cidades. Nesse sentido nem vejo uma grande diferença entre um carro muito poluente e um carro médio, o que me leva a pensar que o sistema milanês é mais justo.
(obrigado Hugo)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.