Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Planiamento Urbâno

MC, 17.12.07
Há uma coisa que os estrangeiros falam que é o tal de "planeamento urbano" (ou ordenamento do território num sentido mais geral). Parece que dedicam algum tempo a pensar como organizar as novas zonas habitacionais, industriais e comerciais antes de as construir. Consta que assim conseguem balancear habitação, serviços e empregos, distribuir espaços verdes para todos, facilitar o acesso de todos (seja a pé ou de veículo) a pontos fundamentais, elaborar uma rede de transportes que dê acessibilidade a todos, criar uma rede de vias principais por onde é canalizado o tráfego e os transportes públicos deixando as restantes para o pouco tráfego de bairro o que permite que os transportes públicos sejam mais eficientes, etc...
Aqui na terra, planiamento urbâno é quando a gente decidiu construir um conjunto de prédios e nos lembramos que o pessoal tem que ter acesso a eles, então construímos uma rua até à rua mais próxima. (Numa conferência sobre transportes na cidade há uns anos, foi bem curioso ver a enorme surpresa de um engenheiro alemão quando soube que a aprovação de novas urbanizações não dependia de um estudo de acessibilidades).

Para perceberem aquilo que me refiro, fica aqui uma adivinha. Qual das seguintes fotos, tiradas do Google Maps, é dos arredores de Lisboa?
As outras são dos arredores de Barcelona, Amesterdão e Praga, escolhidas apenas por terem uma dimensão semelhante a Lisboa. Clique para ver em promenor.

A.


B.


C.


D.

8 comentários

Comentar post