Todos sabemos que as boas acessibilidades são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento económico de um país. Dentro destas vêm à cabeça as grandes infra-estruturas rodoviárias como os auto-estradas, por permitirem um rápido e fácil escoamento dos produtos, bem como uma maior mobilidade da população. Sem uma boa rede de auto-estradas um país corre o sério risco de passar ao lado da globalização, de perder uma grande fatia de investimento directo estrangeiro e da não conseguir afirmar-se na economia mundial. Isto é particularmente importante para países periféricos por terem que vencer a sua desvantagem geográfica de afastamento dos grandes mercados. Assim sendo torna-se essencial que Portugal possua uma boa rede de blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá...
Ou será que não?NORUEGA3º maior PIB per capita a nível mundial (
FMI)
1º em nível de Desenvolvimento (
Human Development Index da ONU)
4,8 milhões de habitantes
307000km2 de área continental
173km de vias rápidas e auto-estradas (
Eurostat)
IRLANDA2º Pib per capita a nível mundial
4º em Desenvolvimento
4,2 milhões de habitantes
70000km2 de área
176km de auto-estradas e vias rápidasPORTUGAL34º PIB per capita a nível mundial
28º em Desenvolvimento
10,8 milhões de habitantes
92000km2 de área
2002km de auto-estradas e vias rápidas
Porque é que insistimos nesta obsessão dos popós e do betão?!