Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

7ª Arte ou a Morte do Porto

MC, 20.11.07
Há 20 anos os cartazes de filmes reduziam-se a duas secções: Lisboa e Porto. Os cinemas estavam praticamente todos concentrados nesses dois concelhos. Felizmente hoje já não é assim, e há mais salas de cinema por todo o país.
Por outro lado, não posso deixar de notar que o Porto (a cidade em si) tem cada vez um peso menor. Já chegou a ter umas meras 4 ou 5 salas de cinema, enquanto Gaia tinha dezenas. Agora recuperou graças a novos shoppings. Não tenho nada contra Gaia (e Maia e Matosinhos), apenas contra o que está por detrás desta mudança. Ir ao cinema cada vez mais significa metermo-nos no carro na auto-estrada até um shopping (ou plaza que está agora mais na moda), deixá-lo numa cave, e passearmos num espaço fechado igualzinho a outros shoppings. Com isto perde a cidade, fica sem vida e mais insegura, perdemos todos em qualidade de vida, perde a sociedade porque cada um anda na sua caixinha separada em vez de um passeio pelas ruas. A cidade deixa de ser uma povoação humana cheia de diversidade e torna-se num cruzamento de estradas.
Lisboa, que ainda conseguia aguentar um pequeníssimo número de "cinemas de bairro" teve a semana passada uma péssima e triste notícia, o encerramento do antigo VOX e actual King, que era sem dúvida a sala com melhores filmes da capital. Ironia dos tempos, o King foi comprado para ser... um parque de estacionamento.
 

3 comentários

Comentar post