Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

OV9292

MC, 09.11.07
O OV9292 é um serviço do sistema de transportes públicos holandeses, que arrancou em 1992 via telefone e foi mais tarde adaptado à internet. Se queremos ir do local A na cidade B até ao local X na cidade Y à hora H, é só telefonar ou ir à página, e recebemos em segundos várias opções possíveis para fazer esse percurso. É um excelente serviço para qualquer deslocação ocasional, que deve trazer mais utilizadores para os transportes públicos do que qualquer campanha publicitária.
Aqui fica um exemplo:



Em Portugal há serviços semelhantes (que há muito estão nos links aqui ao lado). Transporlis na Grande Lisboa, que já existe há vários anos e é infelizmente pouco conhecido  dos utentes. Tem a desvantagem de estar várias vezes em baixo, ser lento e pouco user-friendly, e só sugerir uma única opção.  Itinerarium no Grande Porto, que nunca usei. O TransPOR que era suposto ser para o país inteiro, mas está em banho-maria há anos.

Pode-se argumentar que é compreensível o facto de Portugal não ter assim um serviço tão complexo como o ov9292, por não ser tão rico como a Holanda. Mas é educativo fazer umas continhas de mercearia para verificar. Imaginemos, por exagero, que para pôr uma coisa destas a funcionar precisaríamos de 100 funcionários, custando cada um (salário e outros custos) 3000€  por mês, e que esta gente toda ia mesmo assim demorar um ano inteiro a recolher a informação e a montar a página. Isto dá 3,6 milhões de euros, ou seja o equivalente a pouco mais de meio quilómetro de auto-estrada ou um quinto do Túnel do Marquês. E aqui está o problema, estes últimos são bem mais importantes.

5 comentários

Comentar post