O
oil peak é um ponto no tempo em que a produção de petróleo chega ao seu valor máximo. Daí em diante a produção mundial será decrescente. É óbvio que este ponto tem que existir, porque o petróleo é um recurso não-renovável .
Um indício de que ele pode estar próximo é o facto de haver cada vez mais planos para extrair petróleo de locais onde a sua extracção era considerada demasiado difícil até há pouco tempo.
O Energy Watch Group publicou um
relatório onde é afirmado que este ponto já passou em 2006. Daqui em diante a quantidade de petróleo nos mercados será sempre menor, e a humanidade vai ter que reduzir o seu consumo à força.
A originalidade deste estudo é não ser baseado em suposições quanto às reservas existentes (que são sempre incertas) mas no padrão de produção de petróleo em vários países no passado. Por exemplo, no gráfico vêem-se os picos do petróleo de vários países produtores, tendo sido o primeiro, o da Áustria, já no longínquo 1955.
Um dado curioso a reter (e isto é um facto, não uma suposição) é que o pico nas descobertas de petróleo já passou há 40 anos, ou seja nunca se descobriu tantas reservas de petróleo como nos anos 60.
Bom dia.
Parabéns. O Blog merece estar novamente em destaque, aparece na Homepage do SAPO e na Página Principal dos Blogs (http://blogs.sapo.pt).
Boa continuação :)
De
lol a 25 de Outubro de 2007 às 11:48
Não há nenhum problema, e ao andarem de biclicleta não reduzem em NADA o problema. O problema é a BASE não as ninharias... A BASE é energias renováveis, cuaj tecnologia existe há mais de 50 anos e não é empregue para maximizar os lucros das empresas gasolineiras. O dinheiro move o mundo. Se pouparem dando ao pedal, as gasolineiras agradecem, extendem o período em que elas podem especular!
A solução passa por energias alternativas e não por falsos moralismos ambientais: afinal, a vossa bicicleta é feita de plástico e metal, TUDO isso necessitou de petróleo para ser produzido e transportado. O problema não é eliminado.
Apenas fracamente adiado.
De
Nuno P a 25 de Outubro de 2007 às 14:27
Excelente blog, os meus parabéns!!!
Eu pessoalmente também acho que já passou o pico do petróleo.
Sou autor do blogue "O Pico do Petróleo" mas sou também membro fundador da Associação para o Estudo Pico do Petróleo-Portugal, ASPO-Portugal, (utilizamos a sigla em inglês, ASPO, porque somos parte uma rede internacional de cientistas e cidadãos preocupados). Agradeço a tua visita ao meu blogue e convido-te a visitar o site da ASPO-Portugal.
Cumprimentos,
Luís Rocha
O endereço da ASPO-Portugal:
http://www.aspo-portugal.net/
Comentar post