Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

As três linhas secretas de metro de Lisboa

MC, 24.10.07
E se eu lhe dissesse que há uma linha de Metro que faz Alcântara - Campolide - Sete Rios - Campo Pequeno - Areeiro - Chelas - Oriente, outra Damaia - Benfica - Sete Rios - ... - Oriente e ainda Cais Sodré - Santos - Alcântara - Belém - Algés?
Se calhar já percebeu que são as três linhas da CP no centro da cidade, mas a cidade vive como se só as outras 4 linhas do Metro existissem. Muitas pessoas nem se apercebe que há ali um excelente transporte público, especialmente para ir para o Oriente sem ter que ir  "dar a volta" pela linha vermelha.
A razão para esta separação é óbvia: durante décadas os diferentes transportes públicos viveram de costas voltadas sem a mínima integração. O comboio acabava onde não havia metro e vice-versa.
A situação está gradualmente a mudar mas ainda hoje estas 3 linhas existem apenas numa lógica suburbana, isto é não é suposto alguém querer-se movimentar em Lisboa usando-as. Os bilhetes têm preço de deslocamento suburbano longo, o passe não inclui estas linhas (não existe sequer uma opção mais cara que inclua apenas as linhas dentro de Lisboa), os bilhetes não estão integrados com o metro e o autocarro, os mapas do Metro não as incluem apesar de serem um excelente complemento, etc...
O mais estúpido é que a infraestrutura existe!! Os milhões e milhões estão lá, mas não são aproveitados.

9 comentários

Comentar post