Iuuupi! Já temos Eixo Norte-Sul em Lisboa!
(Foto roubada no Viver na Alta de Lisboa)
Ai, como a memória é curta.
Alguém se lembra do que foi dito aquando da abertura do primeiro troço da auto-estrada de Cascais há quase 20 anos? Que era uma importante via para facilitar o trânsito em Lisboa.
Alguém se lembra do que foi dito da transformação da estrada de Sintra em IC19?
Do troço Oeste da Cril ?
Dos viadutos entre a Av. da Índia , a Infante Santo e a Avenida Brasília?
Dos túneis do Campo Pequeno?
Da CREL?
Dos primeiros troços do Eixo Norte-Sul?
Do túnel do Areeiro?
Da ponte Vasco da Gama?
Do troço norte da CRIL?
Dos túneis da Infante Dom Henrique e Marechal Gomes da Costa?
Da triplicação do IC19?
Da radial da Pontinha?
Da radial de Odivelas?
Da triplicação da A1?
Da IC2 , alternativa à A1 em Sacavém?
Dos viadutos de ligação da Avenida Brasília e a Marginal à CRIL?
Da A10 , alternativa à A1 em Vila Franca de Xira?
Do túnel do Marquês?
Todos iam aliviar o trânsito em Lisboa.
Claro que houve melhorias pontuais, se bem que muitas com tendência para se esbater no tempo, quando o trânsito se adapta às novas condições. Mas com tanta "via fundamental para aliviar o trânsito", o trânsito não deveria já estar aliviado de vez?
Estas brilhantes e precipitadas conclusões são sempre tomadas partindo do princípio errado, de que o padrão de trânsito se mantêm quando se abre uma nova via. Mas isso nunca acontece. O trânsito temporariamente mais fluido num local (e por consequência nos locais à volta) é um convite óbvio a um aumento do número global de automóveis
Entretanto foram gastos 25 milhões (algo como 62000 salários mínimos), foram esventrados mais alguns bairros da cidade, tornando cada vez mais a cidade em aglomerados de prédios rodeados por auto-estradas. Assim desumanizamos e matamos as nossas cidades e a nossa qualidade de vida.
Cá, a excesso de automóveis respondemos com mais facilidades de circulação. Na Europa civilizada responde-se com mais dificuldades.