Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Diz que é uma espécie de Avenida (ou Lisboa é para carros não para pessoas - prova #41)

MC, 19.09.07
Segundo o dicionário da Texto Editora:

Avenida: rua larga, geralmente orlada de árvores; alameda.
Auto-estrada: estrada com várias pistas de rodagem em ambos os sentidos, separados entre si por placas de metal, com os acessos condicionados, sem cruzamentos de nível (...)


Na parte norte da "Avenida" da República, entre o Campo Pequeno e Entrecampos, ou seja das zonas mais centrais da cidade, temos o seguinte cenário
  • Onze faixas de rodagem
  • Túneis, com entradas e saídas em vários locais
  • Passeio estreitíssimo do lado leste (em contraste com as onze faixas)
  • Troço de meio quilómetro de "avenida" sem qualquer passadeira ou semáforo para o atravessamento dos peões
  • As pistas de rodagem são separadas por um muro de betão, com uma rede metálica por cima
  • Forte ruído devido ao constante trânsito

Dir-me-ão que o muro de betão com rede se deve ao perigo dos peões que insistiam em atravessar (que manias que têm os peões, atravessar avenidas!), que a ausência de semáforos se deve à fluidez do tráfego nos túneis, que as onze faixas são necessárias para maior segurança...
Ok, ok, ok. Mas veja-se o resultado final. É isto que queremos para Lisboa?

Também publicado em CidadaniaLx