Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Praça do Comércio

MC, 13.09.07
Praça Comércio feita parque de estacionamento
(Foto do Arquivo Fotográfico Municipal sem data)

Agora que a Praça do Comércio foi devolvida às pessoas (o evento chama-se exactamente aos Domingos o Terreiro do Paço é das pessoas), num insípido mas muito louvável encerramento da praça aos domingos, importa lembrar o que fizemos deste maravilhoso espaço durante décadas.
Importa lembrar que falamos de umas das praças mais bonitas da Europa, a mais importante do país, uma praça que já existia antes do terramoto de 1755 e da posterior reconstrução da cidade. Aqui esteve o poder durante séculos, na figura do palácio real desde o século XVI e mais tarde com os actuais ministérios. Aqui chegavam as visitas de estado. Daqui ao lado partiam as naus dos descobrimentos. Por aqui passou o regicídio e a revolta de abril.
Pois bem, esta praça foi durante décadas um parque de estacionamento. Nos anos 80 chegou a haver cancela e barreiras a toda a volta, até que em 1990 Jorge Sampaio
(?) decidiu torná-la no que ela é hoje.
A fotografia para além de me deixar triste, deve pôr
-nos a reflectir na sociedade que fomos, ou seja uma sociedade que aceitou tal barbaridade durante décadas, na que ainda somos, e na que gostaríamos de ser.



Quanto à medida da actual CML temo que não crie raízes/hábitos nem adeptos, por ser uma medida esporádica e com um fim pré-determinado, o que pode dar argumentos a quem não concorda com ela. Se os ministérios libertarem finalmente os pisos térreos, talvez a boa nova se torne definitiva.

5 comentários

Comentar post