Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

"Caça à Multa" à Americana

MC, 02.09.07
Neste país onde o automóvel é rei e senhor, não estamos habituados a que a autoridade do rei seja posta em causa. Qualquer ameaça de fiscalização é sempre tomada como uma afronta. Quando as câmaras começaram a colocar pilaretes nos passeios, houve berraria. Quando a EMEL começou a aplicar o Código da Estrada, berraria. Radares há uns anos no Porto, e agora em Lisboa, berraria.
Obviamente que nunca houve contestação quando as leis foram aprovadas, porque sempre se partiu do princípio que o carro estaria sempre impune. Só quando cheira a aplicação das leis, é que temos "aqui d'el rei"!

À conversa com amigos a trabalhar nos EUA, pátria da carro-dependência, fiquei a conhecer alguns casos, que ao aconterem em Portugal seriam o fim do mundo.
- Multas de estacionamento passadas de madrugada cinco minutos após o prazo.
- Os lugares para estacionar com a indicação "máximo de 2 horas", são mesmo só para duas horas. Um fiscal vai fazendo a ronda marcando os pneus com giz, para contabilizar o tempo.
- A EMEL lá do sítio não tem pachorrentos funcionários, que ora conversam, ora vão andando. Os fiscais vão de carrinho na faixa direita e munidos de um espelho/periscópio vão rapidamente controlando os parquímetros. E a multa não demora horas a ser passada, é passada em segundos.

Que me dera...

4 comentários

Comentar post