Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Chips nas matrículas

MC, 28.08.07
O governo está a considerar a hipótese da colocação de chips nas matrículas dos automóveis. Um pouco ao estilo da Via Verde, mas em todos os automóveis.
A ser concretizada esta medida resolveria inúmeros problemas de uma vez só. Maior facilidade de controlo de um automóvel em excesso de velocidade e contagem de tráfego nas SCUTs segundo a notícia, e eu acrescento acesso à Via Verde facilitado (e todas as vantagens em portagens, gasolineiras, estacionamento, etc...), a introdução de portagens nas cidades poderia ser feita quase sem custos, as eternas complicações no pagamento dos parquímetros (e a sua fiscalização) seriam facilmente resolvidas, estudos de trânsito mais fiáveis, semáforos inteligentes, etc...
Claro que se levanta a importante questão do direito à privacidade. Quanto a isso
1. Não vejo necessidade na manutenção de um registo detalhado.
2. A CNPD tem feito um bom trabalho no controlo de abusos contra a privacidade.
3. Se aceitamos que haja pequenas câmaras (bem mais intrusivas do que um simples registo numérico) nos Multibancos, nas lojas, nos centros comerciais, etc... contra a pequena criminalidade, não vejo como se poderia ser contra este controlo a um sector que mata dezenas de pessoas por semana, e causa graves lesões a outras tantas, em Portugal. A somar ainda os enormes custos de vigilância que normalmente se gastam com a polícia, a GNR, EMEL, DGV, etc.. que poderiam ser usados em algo bem melhor.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.