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Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

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"Caça à multa"

MC, 10.07.07
Oiço na Fórum TSF que a entrada em funcionamento dos radares de velocidade em Lisboa (durante meses atrasada por culpa da CNPD) é uma "caça à multa", que "não vai resolver nada", e que "eles só querem é o dinheiro".

(O que não falta no Fórum TSF são bocas sem qualquer argumentação lógica, mas estou com esperança que alguém me esclareça as seguintes dúvidas)

1. Quem são "eles"? A Câmara, a polícia, a DGV, o governo, os porcos capitalistas, os três pastorinhos? A boca demonstra desde logo um total desconhecimento sobre o destino das multas em Portugal. Quem passa as multas não é quem recebe o seu valor.

2. Ok, admitamos que isto é só uma "caça à multa". Então, como é que as autoridades devem resolver este grave problema dos excesso de velocidade em Portugal, que tantas vítimas faz por ano?? Com amáveis pedidos por escrito, algo como "pedimos-lhe que da próxima conduza um pouquinho mais devagar, que alguém ainda se aleija"??


P.S. (16/07/07) O meu mea culpa, porque afinal neste caso específico há uma parte do valor cobrado, 30%, que reverte para o município através da Polícia Municipal (a notícia não é clara se o dinheiro fica na polícia ou na CML). Aceito que assim é mais difícil argumentar a favor da idoneidade da Câmara no processo, embora eu continue a acreditar nela, nem que seja por haver fontes mais fáceis, mais populares e mais rentáveis de receitas. Contudo isto não muda em nada a minha acérrima defesa das multas. Mais, gostaria de ter um município / um estado em grande parte financiado por coimas, multas, taxas sobre poluição (ou seja taxas sobre pecados e externalidades) em vez de impostos sobre algo que todos necessitam, como o consumo de bens e serviços, impostos municipais sobre habitação, etc...

P.S. (17/07/07) A fazer fé nos números da TVI, as multas no primeiro dia de funcionamento dos radares correspondem a 240 mil euros. Mesmo admitindo que o nível diário continua assim tão alto, mesmo admitindo que todas as multas serão cobradas, mesmo admitindo que não há custos envolvidos havendo apenas receitas, serão necessários 46 anos de multas cobradas para cobrir o défice da CML. Em português, a receita das multas é um cagagésimo no meio do orçamento camarário.

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