Vereadora da Mobilidade de Lisboa
MC, 18.12.06
A Vereadora da Mobilidade de Lisboa, Marina Ferreira, foi ontem entrevistada pelo Público. Ficaram algumas novidades/notícias interessantes para a mobilidade da capital. Destaco três.
- O funcionamento dos semáforos vai ser alterado para beneficiar peões. Esta medida é muito bem-vinda numa cidade onde há várias avenidas onde após uma longuíssima espera os peões não têm sequer o direito de atravessar a rua de uma só vez. Nas Avenidades da Liberdade, da República, Joaquim António de Aguiar, etc... o peão é forçado a esperar por nova oportunidade a meio da travessia (o Francis Obikwelu não conta).
- A EMEL vai ter mais 50 fiscais. Isto é especialmente importante numa altura em que a EMEL vai finalmente ser autorizada - já estava previsto na lei - a autuar todos os automóveis estacionados em local proibido, em segunda fila ou no passeio e não apenas aqueles que não pagaram parquímetro. Acaba assim a incongruência de quem estacionou bem mas não pagou ter uma probabilidade maior de pagar multa do que quem estacionou mal e também não pagou.
- A CML vai continuar a apostar em parques para residentes, o que retira carros das ruas e dá lugar a quem realmente precisa.
Algumas citações menos felizes
- "Às vezes venho de metro mas geralmente chego de carro. Venho de Alvalade. (...) Gosto imenso de andar de transportes públicos. Agora muitas vezes não consigo, como toda a gente." - Toda a gente?! Reparem que a senhora mora num local com Metro e que tanto o edíficio da CML na Baixa como o de Entrecampos têm Metro nas redondezas.
- "Vai", resposta a "O túnel do Marquês vai contribuir para melhorar o trânsito em Lisboa?"
- À pergunta "Defende portagens para aceder ao centro da cidade?", responde: "Não. Esta solução surgiu em Londres quando já estavam esgotados todos os outros mecanismos de controle do tráfego e os engarrafamentos eram brutais."
- "Não conheço bem a Circular das Colinas. (...) Não acho (que a circular seja a espinha dorsal da revitalização da Baixa). Na Baixa há três eixos que é preciso descomprimir: a Rua do Alecrim/Misericórdia, a Rua do Ouro/Prata e a zona ribeirinha." Há que explicar a quem não sabe, como a vereadora, que a circular das colinas é uma velha ideia de facilitar o trânsito em certas avenidas que circundam o centro histórico da cidade para desviar o trânsito que apenas quer atravessar o centro histórico.
- "Mas com carros, porque uma avenida não é 'pedonal" (sobre possíveis alterações às avenidas junto ao Tejo). Já agora , "pedonal" não é português.
- O funcionamento dos semáforos vai ser alterado para beneficiar peões. Esta medida é muito bem-vinda numa cidade onde há várias avenidas onde após uma longuíssima espera os peões não têm sequer o direito de atravessar a rua de uma só vez. Nas Avenidades da Liberdade, da República, Joaquim António de Aguiar, etc... o peão é forçado a esperar por nova oportunidade a meio da travessia (o Francis Obikwelu não conta).
- A EMEL vai ter mais 50 fiscais. Isto é especialmente importante numa altura em que a EMEL vai finalmente ser autorizada - já estava previsto na lei - a autuar todos os automóveis estacionados em local proibido, em segunda fila ou no passeio e não apenas aqueles que não pagaram parquímetro. Acaba assim a incongruência de quem estacionou bem mas não pagou ter uma probabilidade maior de pagar multa do que quem estacionou mal e também não pagou.
- A CML vai continuar a apostar em parques para residentes, o que retira carros das ruas e dá lugar a quem realmente precisa.
Algumas citações menos felizes
- "Às vezes venho de metro mas geralmente chego de carro. Venho de Alvalade. (...) Gosto imenso de andar de transportes públicos. Agora muitas vezes não consigo, como toda a gente." - Toda a gente?! Reparem que a senhora mora num local com Metro e que tanto o edíficio da CML na Baixa como o de Entrecampos têm Metro nas redondezas.
- "Vai", resposta a "O túnel do Marquês vai contribuir para melhorar o trânsito em Lisboa?"
- À pergunta "Defende portagens para aceder ao centro da cidade?", responde: "Não. Esta solução surgiu em Londres quando já estavam esgotados todos os outros mecanismos de controle do tráfego e os engarrafamentos eram brutais."
- "Não conheço bem a Circular das Colinas. (...) Não acho (que a circular seja a espinha dorsal da revitalização da Baixa). Na Baixa há três eixos que é preciso descomprimir: a Rua do Alecrim/Misericórdia, a Rua do Ouro/Prata e a zona ribeirinha." Há que explicar a quem não sabe, como a vereadora, que a circular das colinas é uma velha ideia de facilitar o trânsito em certas avenidas que circundam o centro histórico da cidade para desviar o trânsito que apenas quer atravessar o centro histórico.
- "Mas com carros, porque uma avenida não é 'pedonal" (sobre possíveis alterações às avenidas junto ao Tejo). Já agora , "pedonal" não é português.