Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Metro de superfície entre Amadora e Odivelas

MC, 18.05.07
Segundo o JN de ontem as Câmaras de Amadora e Odivelas estão a pensar construir um metro de superfície ligando os dois concelhos, e mais importante ligando estações do metro de Lisboa. Ainda segundo a notícia está a ser considerada a utilização de um veículo eléctrico "completamente não poluente" [sic]. (Há muita gente ingénua... Então e a electricidade vem de painéis solares instalados em cima das composições? A manutenção do metro será feita por bactérias microscópicas licenciados em engenharia?)

Embora haja aqui uma tentativa de integrar este novo transporte com o metro, tenho as piores expectativas para este projecto. Será mais uma empresa no já complexo sistema de transportes da Grande Lisboa, mais um horário a fixar, mais um bilhete ou mais um passe que os passageiros terão que ter, e pior de tudo mais uma mudança que os passageiros terão de fazer (muitas vezes o número de mudanças tem mais peso que o próprio tempo de deslocação nas decisões das pessoas). Porque não integrar este percurso numa das linhas do metro de Lisboa? Porque não realizar o trajecto de autocarro? Porque não se aprende com os erros do passado, como o de Oeiras?

Para quando uma Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa com reais poderes para poder cozer a manta de retalhos que são os transportes públicos de Lisboa?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.