Sai um comboio para o meu bairro
Agora o que me espantou foi o número de utentes diários: 600. Seiscentos. Sabendo que aquilo funciona 16 horas por dia, dá uns 37 utentes por hora. Trinta e sete. Nunca pensei que o comboiozinho tivesse muita adesão, mas admito que 37 é menos do que as minhas expectativas.
Para quem não sabe o é, o SATU é um comboio futurista construido em Oeiras, que liga o centro de Paço de Arcos ao Oeiras Parque (Centro Comercial), numa distância de 1150m. Custou milhões (vinte e três), desfigurou muitas ruas (por ter viadutos bem junto dos prédios) e agora tem 600 passageiros.
Melhor exemplo não há da falta de planeamento e da vontade de fazer obra vistosa dos nossos autarcas. Infelizmente há muitos exemplos semelhantes. Cada concelho, cada freguesia quer ter o seu sistema(zinho) de transportes independente de tudo o resto. Neste momento está a ser construido o metro da margem sul do Tejo. Um habitante de Almada ou Monte da Caparica que queira ocasionalmente ir ao centro de Lisboa poderá facilmente
1. comprar bilhete para o metro do sul
2. apanhar o metro,
3. comprar bilhete para o comboio da fertagus
4. apanhar o comboio
5. comprar um bilhete do metro de Lisboa
6. apanhar o metro
7. eventualmente apanhar mais um autocarro que o metro cobre mal a cidade
Em Lisboa o metro e o comboio estiveram durante décadas de costas viradas. As linhas de metro não chegavam ao comboio e vice-versa. Mesmo hoje, em Entrecampos onde eles se cruzam há 40 anos não é possível passar directamente de um para o outro.
Justiça seja feita ao Metro do Porto, que liga o centro da cidade ao centro das cidades suburbanas.