Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Apanhado de Agosto no FB

MC, 25.09.13

Apesar de termos criado menos textos ultimamente, o Menos Um Carro tem continuado bem activo na partilha de textos e informações na página do Facebook. A partir de agora vou fazer um apanhado mensal das melhores coisas que passaram por lá, para quem não tem o hábito de seguir o Facebook. Aqui fica o melhor de Agosto:

 

Reportagem da SIC sobre o novo Código da Estrada que deixa de descriminar negativamente os ciclistas.

 

O Coliseu de Roma vai deixar de estar rodeado por automóveis.

 

A CM de Viana gasta 60 mil euros num só mês para que os donos dos popós não gastem do seu bolso. É esta a noção de "serviço público" que as autoridades locais têm.


Planear as cidades para o automóvel condena os pobres a ficarem pobres, cristalizando a desigualdade social. Não sou eu que o digo, é o prémio Nobel em economia Paul Krugman.


Mais do que o policiamento, as leis, a economia, etc. a poluição automóvel (em concreto o chumbo, que afecta o desenvolvimento cerebral) parece ter sido a causa do pico de criminalidade violenta que houve nos EUA nos anos 80 e 90.


Há muita gente que diz que andaria de transportes se houvesse estacionamento à entrada de Lisboa. A CML fez-lhes a vontade, e o programa foi um fracasso. A carro-dependência fala mais alto que as boas intenções.


"Upon closer consideration, moving from petroleum-fueled vehicles to electric cars begins to look more and more like shifting from one brand of cigarettes to another. We wouldn’t expect doctors to endorse such a thing", no World Streets

 

3 comentários

Comentar post