Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Fietsstraten

MC, 23.10.12

Fietsstraat é, traduzido à letra, uma rua de bicicletas. O conceito é mais uma das engenhosas soluções anti-automóvel que os engenheiros de transportes holandeses têm brindado o mundo, que podem ser resumidas no seguinte sinal:

(carros como convidados)

 

Sendo que as nossas cidades são planeadas para o automóvel, por muito que se tente contrariar esta tendência, a verdade é que mesmo nas Holandas, Alemanhas e Dinamarcas, as ruas são do carro e as bicicletas são toleradas. A ideia fundamental das fietsstraten é dar a volta a isto, é ter uma rua desenhada para bicicletas, onde a circulação de carros é tolerada:

As diferenças são claras: tanto o material como a cor do piso é o de uma ciclovia (o efeito psicológico da cor é importante, por colocar o automobilista fora do contexto habitual); as faixas são extremamente estreitas, impedindo velocidades mais altas; os passeios são mais largos; as bermas têm o piso de uma rua para automóveis (e não o contrário). Mais fotos aqui.
A Fietsberaad (a irmã mais velha holandesa da nossa MUBi) noticia ainda que a cidade de Zwolle é a primeira com um plano a nível municipal para a criação de uma rede de fiestraten.
Na Holanda tive a oportunidade de circular em algumas, e os benefícios são claros: os automobilistas não se sentem senhores da estrada, não havendo aquela impaciência de chegar 3 segundos antes ao semáforo, que tantas vezes causa conflito nas ruas urbanas.
....................................................................
A página recomendada de hoje não precisa de explicações: Hartos del coche!

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    João 25.02.2013

    Bem... não é bem assim. Nas auto-estradas e vias rápidas os holandeses são malucos e stressados a conduzir. A questão é precisamente essa: Lá as autoridades fazem tudo para impedir os excessos na condução, seja colocando lombas bem altas nas ruas residenciais secundárias, seja tendo tolerância zero ao excesso de velocidade e ao estacionamento ilegal, mesmo com mão de ferro por parte da polícia. Lá a polícia é até bastante ditatorial, mas nisto concordo: desrespeitas a polícia, levas logo com uma multa entre 500 e 2500 euros. E se, danado com a multa por excesso de velocidade levantas o braço a um polícia, imediatamente és deitado ao chão e algemado.
    Digo que os holandeses são malucos a conduzir, mas NUNCA andam em excesso de velocidade por causa dos radares e da polícia. Nas snelwegen " (auto-estradas) andam sempre com o ponteiro no limite de 120 kms /hora.
  • Imagem de perfil

    MC 25.02.2013

    João, não podia concordar mais. Em nenhuma parte do texto referi o comportamento dos automobilistas holandeses... de modo que não percebo o comentário.
    Costumo citar várias vezes o que disse um responsável pela segurança rodoviária na Holanda, numa visita a Portugal: a fiscalização constante e a coação são fundamentais.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.