Esta é a estrada E16:
É a principal estrada a ligar a capital à segunda cidade do país mais desenvolvido do mundo, a Noruega.
Esta é a A1:
É a auto-estrada que liga Lisboa ao Porto. A foto foi tirada da A17, que conjuntamente com a A8, forma outra auto-estrada, paralela à A1, que liga Lisboa ao Porto.
..........................................................
Como complemento, um excelente artigo do A Nossa Terrinha sobre as auto-estradas e (a falta de) desenvolvimento e (aumento do) êxodo rural em Portugal.
De Maquiavel a 29 de Março de 2012 às 15:55
E se tirassem a foto da A1 estando na A29 ali ao pé de Estarreja ou Avanca, até dava para ver quem está dentro dos carros... 500m separam as duas AEs paralelas! 
Mas fazer mais linhas de comboio, ai näo, näo há espaço nem dinheiro! 
De Zuruspa a 29 de Março de 2012 às 19:38
As A8, A17, parte da A25, A29, e A20 formam outra auto-estrada, paralela à A1, que liga Lisboa ao Porto, e que tem ainda um 3.o troço paralelo nas A32 e parte da A13. 
A finalizaçäo dessa 3.a autoestrada paralela à A1 já está na calha, "só" falta de Almeirim-Tomar-Coimbra e Coimbra-Águeda-Oliveira de Azeméis. 
Haja pitrol baratucho! 
Já näo haverá quando acabarem essa "bela obra"? Reconverta-se entäo para a LAV Lisboa Porto!
Häo males que vêm por bem! 
De Iletrado a 30 de Março de 2012 às 20:45
Caro MC
Dei uma "espreitadela" no google maps. Essa estrada faz-me lembrar a N2 de há quarenta anos. Embora tenha troços nitidamente "modernos", como as zonas de via dupla e separador central na aproximação das cidades.
Verifico que essa estrada tem vários túneis. Verifico também que há uma indicação de portagens entre as duas localidades. Paga-se portagem para atravessar os túneis? Será permitido circular de velocípede nesses túneis? E será permitido circular de velocípede entre Bergen e Oslo por esta estrada? Vejo sinais que não me são familiares e, como não domino a língua local, obviamente não percebo as indicações das placas.
Boas pedaladas.
De
andre a 3 de Abril de 2012 às 17:05
Normalmente os tuneis são apenas automoveis. Há várias portagens em locais "aleatórios" do país, regra geral durante 20 anos pós-construção da ponte/túnel (com exeção das portagens de entrada em cidades como Oslo).
Quanto a não haver uma auto-estrada entre duas grandes cidades.... deve-se mais à distância e relevo que a "vontades" ambientais. O número de voos entre as duas cidades é 20x maior que Lisboa-Porto...
De
MC a 3 de Abril de 2012 às 20:23
obrigado pelo testemunho.
mas, quem falou em ambiente?
De Maquiavel a 6 de Abril de 2012 às 19:22
Sr. andre, faria mais sentido comparar o número de vöos Oslo-Bergen com Madrid-Barcelona pré-LAV, e mesmo assim näo sei. Aqui comparamos tempo e näo km, logo talvez com Madrid-Paris.
É natural que haja muito maior tráfego aéreo Oslo-Bergen que Lisboa-Porto, porque a alternativa säo 7 horas de carro ou comboio;
Para Lisboa-Porto, a alternativa säo 3 horas de carro ou comboio. Até nem se justifica a ligaçäo aérea--e deixará de ter quando a UE oficializar a proibiçäo de vöos com menos de 450km.
De Miguel a 6 de Abril de 2012 às 20:53
A ligação aérea OPO-LIS só existe como feeder do hub de LIS. Se houvesse uma ligação fiável e rápida entre as duas cidades já há muito que a TAP tinha acabado com a rota e feito code-share com o comboio (como se faz extensivamente na França e na Alemanha), porque a rota em si é só para perder dinheiro (o que dá dinheiro são os outros voos que as pessoas que vêm do Porto depois fazem a partir de Lisboa).
De andre a 16 de Abril de 2012 às 15:31
Ainda que comparando Lisboa-Madrid, http://info.flightmapper.net/route/YY_LIS_MAD?date=2012-4-17, para Oslo-Bergen
http://info.flightmapper.net/route/YY_OSL_BGO?date=2012-4-17
O avião é claramente preferido na Noruega. O relevo empurra para isso.
Se Porto-Lisboa serve para alimentar Lisboa-internacional, que serve, de forma semelhante a Bergen-Oslo também alimenta Oslo-Internacional.
De Iletrado a 8 de Abril de 2012 às 21:05
Caro André
Aceitando a tua resposta como verdadeira, isso significa que os noruegueses também privilegiam o carro como meio de locomoção. Podem não ter AE, mas se só os carros podem circular nos túneis, qual é a alternativa aos túneis que os outros utilizadores têm? Quem se quer deslocar a pé ou de bicicleta entre dois pontos que são "servidos" pelos túneis, como o faz? Se é como afirmas, quem opte por estes meios de locomoção é muito penalizado, pois não é crível que numa zona de montanha a estrada a "céu aberto" seja alternativa cómoda ao túnel.
Boas pedaladas.
De Andre a 16 de Abril de 2012 às 15:41
Não vejo razão para considerar que os meus dados são falsos. Vivo/vivi na Noruega.
Não há reais alternativas aos tuneis. Regra geral se são tuneis-montanha resta a estrada de montanha. Se são tuneis submarinos, restam poucos ou nenhuns ferries.
Há muitos casos de túneis citadinos que ligam partes cruciais da cidade, para proteger da neve no inverno e permitir fluidez de trânsito. Mas são regra geral exclusivos automovel. Veja-se o túnel do porto/baia em Oslo.
A Noruega é um país montanhoso (com a excepção do sudeste) com distâncias enormes e baixissima densidade. Nem com história de bicicleta, nem de bons meios de comunicação (não há caminho de ferro a norte de Bodo - excepto a linha Sueca em Narvig).
O avião veio alterar um pouco o cenário de mobilidade.
De Iletrado a 17 de Abril de 2012 às 00:13
Caro André
Não afirmei que prestaste uma afirmação falsa. Não conheço a Noruega e, como tal, aceito a tua resposta como verdadeira. Poderia, isso sim, eventualmente, alguém com conhecimento de causa contestar as tuas afirmações. Por exemplo, o MC, que está a tentar transmitir a ideia de que na Noruega as prioridades são outras. Portanto, com base nas tuas informações, isso significa que a Noruega dá tanta importância ao carro como nós por cá. A diferença (enorme, em termos de dinheiro gasto, mas nenhuma, em termos de opções de mobilidade) é que eles não fazem AE a torto e a direito. Mas fazem túneis para melhorar a circulação exclusivamente de carros. Não quero com isto afirmar que os túneis não são necessários nem úteis. Serve somente para reforçar a ideia que, por lá como por cá, só se pode circular de carro. O túnel poderia perfeitamente ser pensado para ser utilizado pelas pessoas, independentemente do seu modo de locomoção. Portanto, não me parece que a Noruega seja um bom exemplo para dar em termos de mobilidade.
A ideia de que as distâncias a percorrer e a sinuosidade do percurso não dão outras alternativas de locomoção é que perpétua o domínio do império automóvel. Basta perceber as desculpas das pessoas sobre Lisboa e as suas 7000 colinas...
Boas pedaladas.
Comentar post