Apelo!
Não quero saber se vai verdadeiramente "funcionar". Em democracia, para participarmos, temos à partida de crer nas instituições. O IMTT convida todos os interessados à participação e ao contributo no preenchimento de um inquérito com vista à elaboração de um Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e de Outros Modos de Transporte Suaves. Provavelmente o uso do carro irá diminuir substancialmente devido à conjuntura; mas este tipo de planos é importante porque poderá sedimentar e promover através do desenho e de recomendações o hábito de usar a bicicleta; caso contrário, e se por milagre o preço do petróleo tornar a diminuir bastante, voltaremos ao uso do carro sem termos aprendido nenhuma lição. Tal como depois daqueles episódios ao estilo Mad Max em 2008.
O inquérito está aqui. Preencham-no com a paciência e a perseverança de quem anda todos os dias de bicicleta ou de quem gostaria de o fazer. Divulguem-no se possível. Algumas perguntas tipo:
Porque é que acha que em Portugal ou na sua cidade, a bicicleta não é um modo de transporte mais utilizado?
No seu entendimento, porque é que o peso das deslocações a pé é cada vez menor?
Que constrangimentos seria necessário ultrapassar para que o uso da bicicleta na vida quotidiana das crianças que vão para a escola comece a ser uma realidade?
Que constrangimentos seria necessário ultrapassar para que o uso da bicicleta nas deslocações pendulares dos cidadãos que vão para os seus emprego, comece a ser uma realidade?
O que acha que é preciso fazer para resolver os obstáculos existentes nestes vários domínios e promover a adesão à utilização da bicicleta?