Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

O preço justo para o estacionamento

MC, 11.03.11

Por que é que não existem garagens privadas para estacionamento?

 

A comida do meu jantar, a minha roupa, o café que me foi servido, a electricidade para o meu computador e o meu computador, tudo isto são serviços e bens que são fornecidos por empresas privadas. Há poucos serviços (e bens duvido) que são fornecidos, e ainda bem,pelo Estado, como saúde, educação, segurança e pouco mais, e mesmo para estes o Estado está longe de ter um exclusivo. Há hospitais, escolas e seguranças privados que fazem os mesmo que todas as empresas fazem: cobram um preço um pouco acima do custo do serviço/bem.

Há contudo um serviço que desafia totalmente esta lógica, o estacionamento. Para poder ter um espaço para viver tenho que pagar, mas para ter um espaço para o automóvel ficar espera-se que seja gratuito. No caso do estacionamento à superfície, não colhe o argumento de ser espaço público, porque ele deixa der ser público a partir do momento que é ocupado com um automóvel. Esta ocupação deve ser paga, para desincentivar o seu abuso tal como acontece a todas as outras ocupações do espaço público, como andaimes, esplanadas, etc que pagam e bem.

Mas eu pensava mais no estacionamento em garagem. Apesar de muitos automobilistas e autarcas portugueses nos tentarem convencer que há espaço suficiente nas nossas cidades para estacionar à superfície, destruindo o nosso espaço urbano e matando as nossas cidades, é óbvio que não há. Muitos automobilistas esperam então que sejam as câmaras a pagar o estacionamento subterrâneo... elas de facto fazem-nos quase de borla em vários locais. Agora chego à pergunta do início? Descontando estacionamentos concessionados pelas câmaras, praticamente não existem empresas privadas a prestar este serviço nos nossos bairros. E porquê? Porque por alguma razão estranha aceitamos que o carro deve seguir uma lógica diferente de toda a sociedade, mesmo que isso implique ter cidades destruídas e transformadas em parques de estacionamento. Ao contrário da comida, da roupa, da habitação, etc. nós não estamos disponíveis para pagar o custo que acarreta estacionar um automóvel. Logo não há empresas a prestarem este serviço.

Nos Estados Unidos, há mais serviços prestados pelos privados do que por cá, o estacionamento é um deles. Numa das poucas cidades densas que existem, Nova Iorque, tirei esta foto à porta de uma garagem:

38 dólares para duas horas. Isto é o preço justo em Nova Iorque. Por cá seria menos (as rendas são mais baixas), mas não as ninharias que meia-dúzia paga.

 

....................................................................

O Reinventing Parking tem um post interessante sobre as tendências da gestão do estacionamento na Europa.

11 comentários

Comentar post