Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Mais pessoas nos transportes públicos?

MC, 04.03.11

A imprensa, que adora sangue, tem trazido várias notícias sobre o aumento do uso dos transportes públicos devido ao aumento dos combustíveis e à redução dos rendimentos. Se bem que seja de esperar que isso realmente aconteça, há que ter cuidado com a análise porque há ainda muitos poucos dados sobre esta melhoria.

Comparem uma semana com chuva com uma sem chuva. Quando chove há muita gente que prefere levar o automóvel - diria que só por causa da chuva poderíamos esperar um aumento de 10% ou 20% no uso do automóvel em detrimento do transporte público, ou seja transferência entre modos. Também quando chove, há viagens que deixam de ser feitas - quem não vá às aulas, não vá sair à noite, trabalhe de casa, etc ou seja redução do número de viagens.  E isto é apenas a chuva, há 1001 factores que influenciam o rácio entres os modos e os números de viagens.

Assim é preciso ter cuidado quando estão em causa variações pequenísimas de 2% como neste artigo - cheguei a ler um artigo em que a conclusão se baseava num aumento de 0,8% - porque mostram muito pouco. Outro erro é concluir que menos viagens de carros, ou separadamente mais viagens de transportes, represente uma mudança do transporte privado para o público. O artigo acima é uma boa excepção porque junta os dois valores, mostrando menos carro e mais transportes.

São aparentemente boas notícias... mas cuidado.

 

.......................................................................................

Um artigo a ler no A Nossa Terrinha, relacionado com a nossa última posta sobre as esplanadas: Coimbra vs Salamanca

5 comentários

Comentar post