Soltas
1. O Treehuger conta-nos que na Suécia os incentivos aos ditos "carros verdes", que por serem mais eficientes em termos de consumo, levaram a um aumento da utilização do automóvel. Conclusão, as emissões de CO2 dos transportes terão aumentado.
2. A propósito do automobilista brasileiro que atropelou propositadamente vários ciclistas (e que está preso preventivamente), o Outras Vias tem um excelente cartoon sobre algo que o TMC refere várias vezes aqui no blogue: a carta de condução é na realidade uma licença de porte de arma.
3. A Câmara de Lisboa vai lançar um passe conjunto para os parques de estacionamento na periferia do centro, mais autocarro e metro por 49€.
4. A Quercus denuncia mais uma grande estrada na Grande Lisboa, uma que nem estava previsto no mirabolante Plano Rodoviário Nacional. O projecto prevề a destruição de parte da mata de Sesimbra.
5. A Câmara de Aveiro vai lançar a sua própria versão oficial dos autocolantes do Passeio Livre, autocolantes para os peões "penalizarem" os carros mal estacionados. Fico contente de ver as câmaras a reconhecerem o trabalho do Passeio Livre, mas as Câmaras têm uma vantagem legal comparativamente ao movimento, que elas deveriam aproveitar. As câmaras podem multar e rebocar os carros de quem privatiza o espaço público desrespeitando os peões. Se calhar seria dinheiro mais bem gasto.
6. O blogue Futuro Comprometido apanhou uma frasezinha muito interessante World Energy Outlook de 2010 publicado pela Agência Internacional de Energia: "crude oil output reaches an undulating plateau of around 68-69 mb/d by 2020 but never regains its all-time peak of 70 mb/d reached in 2006", isto é o pico do petróleo já aconteceu. Daqui para frente haverá menos e menos petróleo disponível. Já não são os profetas da desgraça que o dizem, é a principal entidade mundial do setor.
7. A Câmara de Leiria quer pedonalizar grande parte do centro da cidade.
8. O Link2Greenway tem um excelente exemplo de acalmia de tráfego feito no Porto, muito simples e muito eficaz.
9. O Ma Fyn Bach recomenda a leitura de um editorial hilariante da revista Sábado (aquela que sai às quintas-feiras, o que talvez explique alguma coisa) sobre a suposta guerra da Câmara de Lisboa contra os carros.
10. A aldeia de Coja, bem no meio das Beiras, mostra que a acalmia de tráfego também chega ao interior do país. Numa reconstrução recente da rua principal houve (1) redução do espaço de estacionamento para atribuir a peões, (2) o piso para peões atravessa a rua para assinalar uma zona mista, (3) lomba no início e no fim da praça para forçar a redução de velocidade, (4) piso diferente ao longo da praça para lembrar os condutores que não se trata de uma rua banal.