Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Espelho

TMC, 31.01.11

Lisboa não é uma cidade com menos de 500 000 cidadãos e alguns subúrbios-dormitório com quatro vezes mais população.

 

Lisboa está bastante bem povoada, chega a cerca de milhão e meio de cidadãos durante os dias da semana. Os seus cidadãos têm contudo um horário esquisito. Dormem das 9h às 19h e depois vão trabalhar para os subúrbios e só começam a regressar a casa outra vez pelas 9h. Aos fins-de-semana vão passear para fora.

 

Para estes cidadãos vale a pena viver em Lisboa. A cidade dá-lhes quase tudo. Os cidadãos de Lisboa não têm problemas de habitação. Ela é  extremamente barata, e sempre que não existe um espaço disponível para alugar, podem ocupar um. É permitido aos cidadãos permancerem temporariamente num espaço dos não cidadãos. Isto acontece porque não há fiscalização nenhuma. Melhor ainda é entrar em conflito com um não cidadão se este se atravessar no seu caminho. A frequência desses conflitos é alta porque existem longos e largos passeios para os cidadãos em toda a Lisboa que os não cidadãos, por alguma razão estranha, teimam em passar a correr. Nestes conflitos é raro que um cidadão perca o seu estatuto em definitivo.

 

Há pouco tempo, alguns cidadãos disseram que iam fazer uma greve de fome até que a sua comida ficasse mais barata. E resultou. Tudo corre bem aos cidadãos. Quem é que quereria ser um não cidadão? É natural que outras cidades adoptem este estatuto de cidadão. Funciona e quem quiser ser um não cidadão é discriminado.

 

4 comentários

Comentar post