Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Pequenas coisas da ditadura do automóvel IV

MC, 06.01.11

A Carris (autocarros de Lisboa) tem um serviço muito bom de informação sobre os horários de chegada dos autocarros*. Seja por paineis eletrónicos nas paragens, por SMS ou por e-mail, o passageiro pode ficar a saber a que horas é prevista a chegada dos diferentes autocarros. Tudo isto graças a um sistema que acompanha constantemente a localização de todos os autocarros.

Nada disto faria o mínimo sentido se os carros privados não empatassem a vida dos outros. Se houvesse menos trânsito, se não houvesse estacionamento ilegal, se houvesse mais faixas BUS, etc. a velocidade a que um autocarro circula seria muito mais previsível e menos errática (já para não dizer que  circulariam bem mais rápido). Poderíamos ter horários fixos para cada paragem, o autocarro 123 passaria à minha porta às 8h25 todas as manhãs, em vez de este sistema todo. Os utentes saberiam sempre quando haveria autocarro. Os autocarro chegariam à hora prevista.

Tudo isto é impossível devido às escolhas dos automobilistas. Logo andar ou não de automóvel não é uma escolha meramente individual como escolher entre chá ou café, mas é uma escolha que afeta os outros, tal como tocar ou não bateria às 4 da manhã, e deveria ser tratada como tal.

 

* Sim, eu sei , nem sempre está correto. Mas já vi falhas semelhantes ou piores no estrangeiro.

 


Uma petição a assinar para um meio de transporte que felizmente não é afetado pela escolha dos outros, o comboio. Os utentes do Grande Porto não têm a possibilidade de ir diretamente do Porto a Guimarães sem parar em todas as terrinhas: Petição Comboios Expresso para Guimarães

5 comentários

  • Imagem de perfil

    MC 07.01.2011

    flip,
    mas os autocarros não circulam só na tua zona. As carreiras que apanhas vêm doutros locais da cidade.

    Não percebi a sugestão para o post...
  • Sem imagem de perfil

    flip 07.01.2011

    Cidade? é exactamente um dos erros que predomina neste blog.

    Eu não moro numa cidade. Moro na área metropolitana de Lisboa, mas para efeitos práticos é como se morasse no Alentejo ou Trás-os-Montes, dado a distância entre aldeias, o elevado relevo da zona, e claro baixa qualidade dos transportes públicos.
    E antes que digam que é preconceito, os transportes são de tão baixa qualidade técnica que chegou ao ponto de eu e todos os outros utentes ter de sair do autocarro para que ele conseguisse subir uma estrada com um pequeno declive.

    O outro tópico era sobre o comentário do R.A.P. que afirma estar constantemente a desmistificar mitos dos transportes públicos. Eu apenas digo para os compilarem num único post.
  • Imagem de perfil

    MC 07.01.2011

    A confusão é simples.
    O post era sobre a Carris e esta ligação entre autocarros e carros.
    Eu assumi que o teu comentário era sobre o post, e não sobre um assunto lateral.
    Ou seja, o que tu dizes em nada contraria o post (embora pareça que é essa a tua ideia). claro que há 1001 problemas com transportes públicos em todo o mundo, mas o post não era sobre isso
  • Sem imagem de perfil

    flip 07.01.2011

    o meu comentário é sobre o post. nomeadamente esta parte:

    "Se houvesse menos trânsito, se não houvesse estacionamento ilegal, se houvesse mais faixas BUS, etc. a velocidade a que um autocarro circula seria muito mais previsível e menos errática (...). Poderíamos ter horários fixos para cada paragem, (...). Os utentes saberiam sempre quando haveria autocarro. Os autocarro chegariam à hora prevista."

    Eu apenas dei um exemplo de que quando estas condições existem os autocarros ainda assim não cumprem horários.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.