Av. Brasil: manual da hegemonia automóvel no espaço público II
A Avenida do Brasil em Lisboa é um triste exemplo de como temos deixado o espaço das nossas cidades ser conquistado pelo automóvel. Esta avenida é particularmente interessante por ser uma avenida (1) moderna, (2) larga, (3) numa das áreas onde houve planeamento urbano digno desse nome, (4) central, (5) com metro a 300m, (6) servida por imensos autocarros, (7) foi abençoada pelo plano de ciclovias, resumindo, teria tudo para ser um bom exemplo.
4. Estacionamento ilegal no passeio
Não seria uma avenida lisboeta se não houvesse dezenas de carros no passeio 24h por dia. Seja a meio,
seja em frente às travessias dos peões.
5. Circulação de carros no passeio
Outro clássico de Lisboa
6. Estacionamento LEGAL no passeio
A Avenida do Brasil é um dos casos onde um ignóbil presidente da junta decidiu legalizar a ocupação do espaço do peão.
O Gonçalo encontrou uma foto que mostra na perfeição que o principal problema do automóvel na cidade, o seu tamanho, não se resume ao espaço que ocupa. Repare-se no espaço que é preciso dedicar a um automóvel para ele poder estacionar: