Av. Brasil: manual da hegemonia automóvel no espaço público I
A Avenida do Brasil em Lisboa é um triste exemplo de como temos deixado o espaço das nossas cidades ser conquistado pelo automóvel. Esta avenida é particularmente interessante por ser uma avenida (1) moderna, (2) larga, (3) numa das áreas onde houve planeamento urbano digno desse nome, (4) central, (5) com metro a 300m, (6) servida por imensos autocarros, (7) foi abençoada pelo plano de ciclovias, resumindo teria tudo para ser um bom exemplo.
1. Espaço para peões
Num local onde o automóvel tem direito a sete faixas, os peões têm direito a isto:
Noutros locais nem isso:
2. Prioridade ao peão
Nos cruzamentos o automóvel espera apenas por um semáforo. Os peões não podem atravessar diretamente, sendo obrigados a contornar o cruzamento e esperar duas vezes.
3. Caminho do peão
Uma travessia de peões acaba diretamente... contra um quiosque cheio de publicidade.
O piso está danificado em inúmeros lugares graças ao estacionamento no passeio.
Felizmente Portugal tem vários beneméritos que defendem o direito dos pobres automobilistas: Associação Empresarial diz que autarquia coloca em causa qualidade de vida dos automobilistas. (obrigado Jorge)