Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

350 alunos sem autocarro em Bragança

MC, 12.04.07
A concessionária dos transportes escolares em Bragança, a antiga RodoNorte e actual Santos, decidiu alterar o horário dos autocarros sem aviso prévio. 350 alunos são agora obrigados a esperar horas pelo próximo autocarro.
Este caso é apenas mais um entre vários de desrespeito das transportadoras privadas pelas suas obrigações sociais. Em Portugal, estas empresas por serem privadas julgam-se com autoridade para decidirem livremente o seu serviço, preocupando-se apenas com a sua rentabilidade e não com as necessidades da população. Contudo as empresas privadas de transporte não são empresas normais. Por não fazer sentido um regime de concorrência entre várias empresas, é que as Câmaras atribuem os transportes a uma empresa só tornando-o a assim num monopólio legal. Enquanto nos outros sectores são proibidos os monopólios, nos transportes urbanos é uma necessidade, e como contrapartida as empresas devem ser obrigadas a prestarem serviços que apesar de pouco rentáveis são fundamentais do ponto de vista social.
Um outro exemplo escandaloso é a Scotturb da zona Cascais, Sintra, Oeiras que aparentemente decide os horários e carreiras a seu belo prazer.
Numa conferência sobre mobilidade sustentável há alguns anos em Lisboa, perguntei na minha santa ignorância ao responsável pelo sistema de transportes de Curitiba (famoso pela sua qualidade e por ser apenas baseado em autocarros privados) como conseguiam ter um serviço tão bom dependendo apenas de privados. O orador um pouco perplexo com a pergunta, respondeu apenas que a Câmara decidia os trajectos e os horários e as transportadoras privadas acatavam a decisão.
Parece simples não parece? Em Portugal, nem por isso...