Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Como evitar a chuva de bicicleta

MC, 29.11.10

Em países onde a chuva é uma constante, há páginas com previsões detalhadas da chuvas. Isto dá um jeitão a quem se desloca de bicicleta (ou de mota*), que assim pode planear melhoras suas deslocações. Apesar de Portugal ter menos dias chuvosos que a Holanda e a Dinamarca, não deixa de ser uma problema ocasional.

Que eu saiba, o território nacional não está totalmente com radares de pluviosidade, mas pouco falta. Infelizmente esta informação não está unificada toda na mesma página, e pior não existem previsões para a chuva nas próximas horas. Contudo observando os locais onde choveu nos últimas horas - e as páginas que deixo a seguir têm a possibildiade de ver o radar de 30 em 30 minutos - é fácil ter uma ideia para onde é que a chuva se está a deslocar.

Instituto de Meteorologia - apenas cobre o Sul de Portugal.

Agencia Estatal de Meteorlogia (Espanha) - não cobre a Grande Lisboa.

 

 

Do exemplo acima, e usando a imagem de meia hora antes, percebe-se que há chuva prestes a chegar a Cascais e Sintra (a Oeste de Lisboa) e que passado mais um pouco, ela chegará ao centro da cidade.

 

Adenda, algumas sugestões deixadas pelos leitores:

AccuWeather: Lisboa Porto outras com previsões hora-a-hora.

Meteo IST: com previsão muito detalhada da quantidade de chuva nas próximas horas para os aeroportos. Tem ainda qualquer ponto de Portugal Continental com menos detalhe.

 

* Curiosamente a pergunta "e como fazes quando chove?" com um tom de desprezo é feita a quem anda de bicicleta, mas nunca a vi a ser feita a quem anda de mota.

 

...............................................................................

A meteorologia até ajuda a bicicleta em Portugal, o Estado é que prefere ajudar o carro elétrico. A ler no Blogue Cenas a Pedal Uns são filhos, outros enteados.

24 comentários

Comentar post