Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Pequenas coisas da ditadura do automóvel III

MC, 03.11.10

Há muito que sabia que havia locais para alugar bicicletas para passeios de recreio em Lisboa, mas só hoje me apercebi do ridículo. Claro que há muita gente que quer fazer um passeio numa zona bonita bem longe de casa, e dá jeito alugar a bicicleta. Mas muitos outros prefeririam dar um passeio curto, sem se afastar de casa e sem grandes deslocações. Estes não podem ou não se sentem confortáveis porque Lisboa está assaltada pelos automóveis.

Explicar a um habitante de Londres, Copenhaga ou Amesterdão que em Lisboa há quem tenha que fazer vários quilómetros, para poder dar a sua voltinha de fim-de-semana... seria algo complicado.

O mesmo se passa com jogging. No país com dos níveis mais preocupantes de obesidade na Europa, não se vêem pessoas a correr na cidade - ao contrário de tantas cidades europeias - porque as cidades estão poluídas, os passeios são minúsculos e estão ocupados, os semáforos e a estrutura viária tratam mal os peões.

 

.............................................................................................

Mas aqui fica um sinal de que as coisas podem estar a mudar. Com muitos anos de atraso, Lisboa começa a ter as suas zonas 30, a ler no Cidade Ideal!