Seria difícil tornar a bicicleta no principal transporte nas nossas cidades?
Embora Lisboa e Porto sejam bem mais cicláveis do que o senso comum (ou seja de quem nunca experimentou) diz, seriam necessárias algumas adaptações para fazer com que a bicicleta fosse uma boa alternativa para, digamos, metade dos habitantes da Grande Lisboa e Grande Porto.
- Para vencer as grandes distâncias típicas de uma grande cidade, seriam necessários metros, comboios e autocarros preparados para transportar bicicletas*.
- Nas zonas com relevo difícil (Castelo em Lisboa, da Ribeira para a Baixa no Porto, etc.), deveria haver autocarros de alta frequência com o intuito de levar os ciclistas para o topo.
- As empresas e escolas deveriam ter duches para quem fizesse grandes distâncias*.
Estas medidas podem parecer de difícil e cara aplicação, mas sê-lo-ão para quem nunca pensou nas condições necessárias para fazer do automóvel uma alternativa:
- Auto-estradas e vias rápidas
- Túneis
- Viadutos
- Passagens pedonais superiores, etc.
- Sistema de semáforos, com grandes custos, e sinalização.
- Sistemas de controlo de tráfego, com monitorização por câmaras de vigilância, computador Gerturdes, técnicos, etc.
- Sistema de informação sobre o trânsito (rádio, tv, online)
- Rede de parques de estacionamento subterrâneos
- Rede de estacionamento à superfície e respectivo controlo
- Forças policias de controlo
- Estacionamentos nas empresas (compare-se este custo com o custo do duche!!)
- Rede de garagens para reparação
- Rede de centros de inspeção de automóveis
- Escolas de condução
- Sistema legal para cartas de condução, livretes, matrículas, etc.
- Seguro automóvel e respetivo sistema legal
- Rede de distribuição de combustíveis
Claro que isto tudo existiria com menos automóveis mas os custos são proporcionais à sua utilização.
Entre a primeira lista e a segunda, façam as vossas estimativas e pensem em qual será mais custosa e complicada de pôr em prática.
*Note-se que isto também se aplica às Mecas da bicicleta: Amesterdão e Copenhaga.
No artigo do Público deixado no último post, ficámos a saber que o José Soeiro não está só, já há outra deputada a ir de bicicleta para o Parlamento :)