Mais Soltas
1. Os transportes no Porto estão de parabéns! Perdi o link da notícia que já tem umas semanas, mas recordo-me do essencial: vão ser instalados painéis com o tempo real de chegada dos autocarros (como existem em Lisboa), mas nas estações do Metro! Isto é interoperacionalidade. Depois de ter um sistema de bilhetes comuns a todos os transportes públicos, é mais um bom exemplo que deveria ser seguido em Lisboa onde as empresas ainda se tratam umas às outras como concorrentes (no Porto felizmente não existe essa divisão administrativa).
2. Não é só Copenhaga que tem um Copenhagen Cycle Chic, Lisboa tem agora o seu Lisbon Cycle Chic!
3. Outra novidade para Lisboa... o Bycicle Repair Man! Assistência em viagem (ou ao domicílio) para bicicletas. É só ligar o 91 748 96 31. A deslocação até ao local custa apenas 4€, e o preço das reparações também é bastante baixo (desde 5€).
4. Depois do governo inglês mostrar algum incómodo com o tema do Peak Oil (altura a partir da qual a extração de petróleo começará a diminuir), um estudo (em inglês aqui) encomendado pelo exército alemão admite que este ponto já tenha chegado ou que ocorra em 2010. O relatório prevê que o comércio de petróleo se torne num importante factor das relações internacionais, com um aumento do poder político dos países produtores. Refer ainda um aumento brusco dos bens de consumo, a necessidade de racionamento, etc.
5. A EMEL (Lisboa) vai lançar um sistema de aluguer de bicicletas em alguns parques de estacionamento em Lisboa, para pegar depois de estacionar. Nem sei o que pensar. Gosto da ideia, mas estranho serem apenas 12 bicicletas, estarem localizadas mais numa lógica de lazer (junto ao rio) do que de transporte, serem lançadas agora quando a CML se prepara para lançar um sistema de bicicletas públicas em larga escala (ainda mais costas viradas entre serviços públicos em Lisboa?).