Parabéns ao Transporlis (guia de quase todos os transportes públicos da Grande Lisboa)!
O Transporlis consta da lista de links do blogue desde o início, mas era uma página praticamente inútil. Há muito tempo que não a usava, e tenho que admitir que o serviço está agora de parabéns!
O Transporlis é um guia de quase todos (ver comentários) os transportes públicos da Grande Lisboa, que nos planeia o percurso do ponto A ao ponto B à hora H. Na imagem o cálculo do melhor percurso entre o Dafundo (no Concelho de Oeiras) até à Costa da Caparica (Concelho de Almada). A página dá-nos ainda a informação sobre o horário e o preço do percurso escolhido.
Claro que há pontos que poderiam ser melhorados, como disponibilizar trajectos alternativos, disponibilizar trajectos a horários subsequentes (para o utente saber o que fazer caso perca uma ligação e saber o quão frequente são as ligações no percurso escolhido), etc. Mas depois de décadas em que o sistema de transportes públicos de Lisboa era totalmente opaco e inimigo do utente esporádico, este novo Transporlis é uma excelente notícia!
A ler um texto de Carlos Gaivoto no Transportes em Revista chamado As cidades portuguesas e os transportes no combate às alterações climáticas
A MAIOR PARTE das cidades do sul da Europa tardam em corrigir a sua forma e estrutura de expansão, “insistindo” os seus governantes no modelo de desenvolvimento baseado no perigo da dispersão urbana, permitindo a continuada construção especulativa através do aumento dos perímetros urbanos, pouco avaliados e organizados de forma a conter os desperdícios de mobilidade e de acessibilidade, para além dos efeitos negativos nos consumos de energia e ambiente.