Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Parabéns ao Transporlis (guia de quase todos os transportes públicos da Grande Lisboa)!

MC, 25.05.10

O Transporlis consta da lista de links do blogue desde o início, mas era uma página praticamente inútil. Há muito tempo que não a usava, e tenho que admitir que o serviço está agora de parabéns!

O Transporlis é um guia de quase todos (ver comentários) os transportes públicos da Grande Lisboa, que nos planeia o percurso do ponto A ao ponto B à hora H. Na imagem o cálculo do melhor percurso entre o Dafundo (no Concelho de Oeiras) até à Costa da Caparica (Concelho de Almada). A página dá-nos ainda a informação sobre o horário e o preço do percurso escolhido.

 

Claro que há pontos que poderiam ser melhorados, como disponibilizar trajectos alternativos, disponibilizar trajectos a horários subsequentes (para o utente saber o que fazer caso perca uma ligação e saber o quão frequente são as ligações no percurso escolhido), etc. Mas depois de décadas em que o sistema de transportes públicos de Lisboa era totalmente opaco e inimigo do utente esporádico, este novo Transporlis é uma excelente notícia!

 

 


A ler um texto de Carlos Gaivoto no Transportes em Revista chamado As cidades portuguesas e os transportes no combate às alterações climáticas

 

 

A MAIOR PARTE das cidades do sul da Europa tardam em corrigir a sua forma e estrutura de expansão, “insistindo” os seus governantes no modelo de desenvolvimento baseado no perigo da dispersão urbana, permitindo a continuada construção especulativa através do aumento dos perímetros urbanos, pouco avaliados e organizados de forma a conter os desperdícios de mobilidade e de acessibilidade, para além dos efeitos negativos nos consumos de energia e ambiente.

6 comentários

Comentar post