Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Uma bicicleta estacionada ocupa SESSENTA vezes menos que um carro

MC, 05.05.10

Numa página onde se promovia a bicicleta, cujo endereço felizmente perdi, dizia-se que esta ocupava 6 a 10 vezes menos que um automóvel. Eu imagino que esta gente vá buscar estes números a "estudos" encomendados pelo ACP, porque estão constantemente a dar tiros no pé.

Em circulação, já referi aqui que a bicicleta ocupa 13 vezes menos que um automóvel. Façamos então as contas para o estacionamento.

 

 

Na vertical da fotografia há uma bicicleta em cada 20cm. Na horizontal há duas em cada 4,50m. Assim, uma bicicleta estacionada ocupa 0,45m2, na melhor das hipóteses. Um carro ocupa 26m2, quase 60 vezes mais.

Por que é que isto é importante? Para que as nossas cidades não sejam parques de estacionamento de latas e sejam espaços para pessoas.

 


A DG de Energia e Geologia tem agora uma página para telemóvel com toda a informação sobre preços dos combustíveis em todos os pontos do país. Eu acho muito bem que o consumidor tenha direito ao máximo de informação, mas só num ambiente de paranoia colectiva onde é um sacrilégio cobrar um euro ao automóvel, é que o Estado gasta energia em centralizar esta informação, ao mesmo tempo que nada faz noutras áreas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.