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Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

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Relativismos culturais

MC, 18.04.10

 

1. Devido à interdição de voos na Europa, houve vários chefes de Estado que não puderam voar. Enquanto Cavaco Silva fez o percurso exclusivamente de carro, tendo o resto da comitiva seguido de autocarro, a chanceler alemã fez grande parte do seu percurso (mais de 800km) de autocarro.

 

 

 

2. As multas de trânsito servem aparentemente apenas para recolher receitas. Controlo e disuasão de comportamentos perigosos devem ser secundários. É irritante ler uma notícia sobre procedimentos burocráticos de multas, e ler constantemente comentários laterais do jornalista como  "redução substancial do número de autos levantados pela GNR e, consequentemente, das receitas com a cobrança das multas" e "a receita da cobrança de multas também reduziu substancialmente."


3. A TSF tem uma pequena reportagem intitulada Quando os árbitros iam de metro que nos fala daquilo que hoje seria "impensável", já que hoje os árbitros são sempre transportados "por motoristas", nos anos 60 os árbitros iam de transportes públicos para os jogos! Até para visitar monumentos o "transporte era o mesmo: o metro".

 

Eu que não tenho carro, devo ter uma vida miserável e ainda não reparei nisso.


A ver no blog do Nuno Gomes Lopes, uma comparação das redes ferroviárias portuguesa e inglesa.

 

2 comentários

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    MC 19.04.2010

    Ricardo,

    há uma grande confusão sobre valores monetários da vida (e ambiente, saúde). não é uma questão de se concordar ou não, ou se achar imoral.
    1. se eu perguntar se devemos pagar um trilião de euros para salvar uma vida (e lembrar que isso implica haver milhões de pessoas que vão passar fome - e provavelmente morrer - para se arranjar esse tipo de dinheiro), acho que todos concordamos que uma vida não merece esse sacrifício.
    2. gosto sempre de perguntar às pessoas pq não conduzem um tanque. ou melhor porque não quiseram pagar um tanque em vez de um carro. é sabido que o tanque é mais seguro, logo as pessoas ou priveligiaram o dinheiro/ a estética do veículo em relação à sua vida de algum modo. os economistas tiram daqui um valor implícito da vida (estatística).

    quanto a estudos, duvido que haja estudos sobre a automobilidade no seu todo (depende tanto de cidade para cidade) mas há vários estudos sobre aspectos particulares como custos de congestionamento, custos da poluição, etc.

    se procurares nos posts económicos
    http://menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/economia
    e procurares a palavra "economista" vais encontrar vários estudos.


    por último, eu acho que os transportes públicos deveriam ser mais caros do que são, mas isso é tema para um post que está pendente há muito tempo
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