Quem é mais rápido, o carro ou a bicicleta?
Ninguém põe em causa que o carro seja mais rápido que a bicicleta numa recta desimpedida, mas também nunca houve na história alguma viagem que tenha começado com um salto da porta de casa para dentro de um automóvel em rápido andamento e tenha acabado com um salto em andamaneto para a porta do destino, e sem qualquer abrandamento pelo meio.
Quem anda de carro gosta de esquecer que uma viagem na cidade não se resume aos troços desimpedidos entre dois semáforos. Eu gosto sempre de lembrar os automobilistas que eu tenho sempre lugar à porta! Na realidade uma viagem é composta por:
Vantagem do Carro | Vantagem da Bicicleta | |
Da porta de casa até ao veículo | ||
Desde a chegada até ao arranque | ||
Aceleração (em qualquer arranque) | ||
Deslocação com pouco trânsito | ||
Deslocação com muito trânsito | ||
Obstáculos (carros a estacionar, carros mal estacionados, etc.) | ||
Aproximação ao semáforo1 | ||
Espera no semáforo2 | ||
Arranque no semáforo3 | ||
Procura de lugar para estacionar | ||
Estacionamento | ||
Deslocação do estacionamento até ao destino | ||
Percurso escolhido4 |
1. O carro fica atrás de todos os carros que já lá estão. A bicicleta passa pela fila até ao início.
2. Nem me refiro a quem passa alguns vermelho (como eu), mas à possibilidade legal de se passar o semáforo a pé pelo passeio (para virar à direita por exemplo).
3. A bicicleta arranca sempre em primeiro e é mais rápida, o carro por vezes nem passa o primeiro verde.
4. A bicicleta não tem mudanças de direcção proibidas, pode-se sempre virar à esquerda por exemplo, saindo da bicicleta e atravessando como peão. Contudo o declive pode levar um ciclista a escolher um percurso maior.
Por estas e por outras é que a Comissão Europeia afirma no seu famoso e interessantíssimo documento de promoção da bicicleta, que a bicicleta é em média mais rápida que o carro até deslocações de 5km.
Um leitor deixa-nos a sugestão do World Commute, uma espécie de rede social para quem se desloca pela sua própria força motriz (a pé, de bicicleta, etc.) com ferramentas para registar e compartilhar percursos e experiências.