Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Cheias na cidade

MC, 29.12.09

Em dia de cheias em Portugal Continental, com caves e casas destruídas em várias cidades,  mesmo em locais afastados de rios, vale a pena lembrar que este problema é provocado em parte pela impermeabilização dos solos (ver por exemplo esta tese de mestrado).

A impermeabilização dos solos nas cidades deve-se ao facto da maior parte da área urbana estar coberta por alcatrão (ruas e estacionamento). Os passeios com calçada à portuguesa, os canteiros, os jardins, etc. não são solos impermeáveis.

 


A ler: uma posta sobre um subúrbio sem automóveis no A Nossa Terrinha (não deve ter problemas com as cheias)

3 comentários

  • Imagem de perfil

    MC 09.01.2010

    Rogério, há uns tempos vi uma foto brilhante que nunca mais consegui encontrar.
    Era tirada em Amesterdão (cidade a altitude zero) de uma frase escrita na parte de baixo de uma ponte levadica, de modo a que os carros que estivessem parados à espera que a ponte descesse a pudessem ler. A frase dizia algo como "se continuar a utilizar o carro, esta ponte vai deixar de ser necessária" :)
  • Sem imagem de perfil

    Rogério Leite 09.01.2010

    Como os 20 anos de DOMINAÇÃO HOLANDESA em Recife deixaram uma marca profundissima no povo, mas nenhuma ponte levadiça, a frase demorou para ser entendida. Mas afinal, "caiu a ficha". Aqui observo marés cada vez mais altas, praias cada vez mais curtas, rios com nível elevado, alagamentos com muita frequência depois de pequenas chuvas, dentre outros. Calçar ou pavimentar as ruas AINDA é considerado modernidade. Plantar árvores, fazer sombras e ter atenção ao nível dos rios, ecobobagens! E outro dia, de repente, notei que na maré cheia, a água dos rios sobe tanto que quase toca o fundo das pontes... antes podiamos navegar mesmo de maré cheia... agora..................! Mas tente conversar sobre isto numa roda de amigos e perceba que ninguém notou, ou está se importando com isto... quando acontecer, vamos ouvir muitos, "mas como isto aconteceu?!?!"
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.