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Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

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Auto-estrada de borla como apoio social

MC, 09.11.09

"O país atravessa uma crise profunda e prolongada cujo fim está ainda distante e que atingiu particularmente a Região Norte. Não aceitamos que, neste contexto de crise, se agravem os custos para os utilizadores das auto-estradas", João Semedo do Bloco de Esquerda ontem ao Público estando em causa uma auto-estrada Porto-Viana do Castelo.  Ainda segundo a notícia o Bloco "alertou" o Governo sobre as "graves consequências sociais económicas" que resultarão da concretização desta medida e pretendeu "estimular" a luta contra a mesma.

Resumindo, o Bloco está preocupado com as consequências sociais sobre os portugueses que são donos de um automóvel, que o utilizam em longas deslocações e que moram numa das regiões mais desenvolvidas do país, e quer portanto que o resto do país lhes pague a portagem.

 


Em Lisboa, a Lisboa e-Nova organiza um encontro sobre O Estacionamento Pago como Meio de Gestão da Mobilidade e Tráfego com a presença do Tiago Farias do IST nesta quinta-feira dia 12.

2 comentários

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    Miguel 10.11.2009

    Os autocarros expresso que eu saiba andam nas auto-estradas... ora experimenta ir pela N13 a ver se são assim tão expresso... (supostamente nem deviam conseguir ir, mas faz-se o favor de permitir que os pesados de passageiros passem na ponte de Fão).
    Dizer que a Linha do Minho é concorrência ao que quer que seja também não me parece muito bom argumento. Acho que perder um dia inteiro só por ter que ir ao Porto a partir de Viana não me parece que represente uma grande mobilidade (da última vez que vi aquilo demorava mais de 4 horas a um preço absurdo, o autocarro em 70-80 minutos está lá).
    E entre a Póvoa (onde há metro) e Viana (onde há comboio) existem algumas dezenas de freguesias, não apenas Esposende.
    E eu não acho que uma auto-estrada é por si só factor de desenvolvimento de uma região, mas ter mobilidade é, e duvido que com uma estrada «pseudo»-nacional como é a N13 que é integralmente feita dentro de localidades que se alcança algum tipo de desenvolvimento.
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