Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Triste retrato do país num só dia

MC, 04.10.09

Ao reler o Público de terça passada, reparo em três artigos que nos mostram o carro-centrismo vigente em Portugal. Arrisco a dizer que qualquer jornal de qualquer dia o faria.

 

1. A China vai avançar com o seu próprio TGV, alegadamente mais rápido que o francês. Tal como os EUA, a China é um país que normalmente não associamos à mobilidade sustentável mas à promoção do automóvel. Tal como a grande maioria dos países europeus também eles têm projectos de comboios rápidos a avançar a todo o vapor. Em Portugal...

 

2. Na região com maior densidade de auto-estradas da Europa, Lisboa, foram inaugurados mais 23km de auto-estrada. Uma notícia que aparece na página 27 porque as inaugurações de auto-estradas já é algo banal. E com tanta auto-estrada que já existe obviamente que uma nova teria que ser paralela a outra já existente, ao IC19.

 

3. Por baixo desta notícia um título reza "Modernização da Linha do Oeste prioritária para todos". Detesto soar fatalista mas a ferrovia é sempre consensual, esta modernização deve ser consensual há muitas décadas, mas nada acontece. Apenas auto-estradas.

 


Para compensar, um cartoon do mesmo jornal:

3 comentários

Comentar post