Lisboa tem muito trânsito... há 28 anos
E mais uma música, esta de 1981 de Adelaide Ferreira onde ela já se queixava das horas de ponta e que "Lisboa tem muito trânsito".
Reparem na data, 1981! 28 anos depois, dezenas de túneis depois, centenas de quilómetros de auto-estradas e vias-rápidas depois, vários alargamentos de ruas (e diminuição de passeios) depois, vários parques de estacionamento depois, não consta que a situação esteja melhor. Eu diria que até está pior.
Melhor sorte tem o Joe Dassin da música anterior, que vive em Paris onde já se percebeu há anos que a solução é exactamente a oposta da que é feita em Lisboa: tornar a vida mais difícil ao automóvel. Em Paris houve redução do estacionamento à superfície, redução das faixas de rodagem, eliminação de uma via-rápida no centro, criação de ciclovias e bicicletas públicas. E a diferença está bem à vista.
Em dia de música e boas notícias, mais uma excelente para o Norte do país. O PROT da região Norte prevê a criação de ferrovia entre Braga e Guimarães, duas cidades em forte crescimento e cada vez mais próximas (têm uma universidade em comum) mas com uma vergonhosa ligação em transportes públicas. E esta não é a única ligação ferroviária prevista. A ler no Moving People.