Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Os transportes públicos afinal não são um papão

MC, 24.08.09

Todos já ouvimos críticas ao funcionamento e à cobertura dos transportes públicos vindos de quem não os experimenta há muitos anos. O presidente daquela associação de automóveis, é um exemplo.

Mas há quem dê a mão à palmatória e reconheça que não tinha razão (só por isso merece os parabéns):


Decidi experimentar e verifiquei espantado como foi rápido, tranquilo, limpo, com lugares sentados disponíveis e ar condicionado. Fiquei cliente da Carris e, mais recentemente, aventurei-me no eléctrico, não por questão de pitoresco, mas porque me transportou muito agradavelmente para onde queria ir.
Bem sei que os trajectos que refiro são relativamente curtos, que eu tenho o privilégio de viver quase sem horários, evitando horas de ponta, mas provavelmente há outras pessoas em situações semelhantes e que mantêm preconceitos contra os transportes públicos, perdendo muito em qualidade de vida.

 

Aconteceu-me o mesmo há poucos dias, quando tive de utilizar o comboio para ir buscar o meu carro a uma oficina em Vila Franca de Xira: tive a grata surpresa de descobrir um transporte rápido, funcional e limpo, com ar condicionado e bancos confortáveis, além de uma voz solícita que anuncia todas as paragens e ligações a outros transportes em cada estação. A anos-luz, portanto, dos tempos em que eu andava nos comboios desta mesma linha, que em hora de ponta mais pareciam transporte de gado.
Dou a mão à palmatória e não volto a dizer mal dos transportes públicos, que, pelos vistos, evoluíram imenso.


Esqueci-me de dizer que na paragem do eléctrico havia um placard a dizer quantos minutos faltavam para a chegada do próximo.

 


A ler: a Unesco retira a Dresden o título de Património da Humanidade (algo que acontece pela segunda vez na história) por a cidade ter insistido em construir uma ponte de 4 faixas que vai despejar automóveis no centro histórico, no Spiegel.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    MC 02.09.2009

    M,
    ninguém aqui defendeu a obrigação do uso dos transportes públicos ou da bicicleta
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.