Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Quanto espaço ocupa um automóvel? II

MC, 07.08.09

Mais uma situação bastante simpática (do ponto de vista do automóvel) para avaliar quanto ocupa um carro na cidade, uma situação de trânsito bastante intenso na metade de baixo. Em 206m por 12m há 60 automóveis. Cada carro ocupa 41m2.

Na metade de cima, uma situação de tráfego fluído, mas ainda assim uma via-rápida movimentada. Há 17 carros. Cada carro ocupa 145m2.

Estes dados monstram a monopolização de espaço urbano necessária para uma cidade como Lisboa receber quase meio milhão de carros por dia (a somar aos aos milhares dos Lisboetas). Aliás basta passear na cidade, para ver que para lá da habitação, alcatrão e parques de estacionamento pouco sobra para a tornar numa cidade agradável. Mostram também a estupidez de basear um sistema de transportes, em que cada pessoa ocupada tanto espaço, criando tanto congestionamentos e perdas de tempo e ao mesmo tempo tendo enormes custos em infra-estruturas. Isto quando dentro de um autocarro cabem confortavelmente 50 pessoas ou quando a mesma rua permite o transporte de 18 vezes mais pessoas se elas forem de bicicleta ou a pé (ou autocarro).

2 comentários

  • Imagem de perfil

    MC 02.01.2017

    Sim, admito que esta comparação não é tão preto e branco como a do espaço para estacionar, pela sua natureza... dinâmica :)
    Mas o teu exemplo é mais "quanto ocupa o sistema automóvel", e não tanto um automóvel em concreto. Repara que o PSD Lisboa poderia usar a tua lógica, calculando o número de bicicletas por m^2 de ciclovia, e concluiria que a bicicleta ocupa mais que o carro :P
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.