Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Quanto espaço ocupa um automóvel?

MC, 29.07.09

Nesta caixa de comentários uma leitora mencionava um artigo onde se falava do absurdo, em termos de gestão de espaço urbano, que é ter uma pessoa a deslocar-se dentro de um carro, ocupando assim 6m2. Estes 6 metritos quadrados são no entanto muito simpáticos, eu diria mesmo que são uma estimativa do ACP.

Este é um assunto importante porque, como tenho repetido, é o espaço ocupado por um carro que causa a grande maioria dos problemas da sociedade do automóvel (congestionamento e logo poluição, desumanização do espaço urbano, falta de espaço para peões e outras actividades, etc.).

Quanto espaço ocupa então um carro? Aqui fica um exemplo muito, muito simpático para um automóvel, um estacionamento compacto de um hipermercado.

Num espaço 106m por 71m (as vias de acesso também contam, porque sem elas o parque não funciona) cabem no máximo 14x21 carros. Ou seja no mínimo dos mínimos um carro estacionado ocupa 26m2. E isto se assumirmos que o parque está cheio, o que raramente acontece. Durante grande parte do dia está às moscas. Se formos simpáticos e assumirmos que ele está a metade em média, para cada carro estacionado será necessário ocupar 51m2.

Mais exemplos nos próximos capítulos.

 


Foto a ver no bananalogic, o quão simples é transportar-nos de bicicleta.

6 comentários

Comentar post