Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Os peões que se "atiram" para a estrada

MC, 10.05.09

Acho piada sempre que um automobilista refere os peões que atravessam sem ver, como contraponto ao desrespeito das passadeiras, velocidades, semáforos e de tantas outras regras por parte dos automobilistas, pondo os peões em perigo.

Lembrei-me disto quando queria virar à esquerda de bicicleta numa rua comprida e larga, daquelas que convidam ao acelerador. Verifiquei umas 3 vezes que não vinha nenhum carro, antes de passar para a faixa à minha esquerda. Terá havido alguma vez na história do homem, um automobilista que tenha confirmado 3 vezes que não "vinha" um peão ou um ciclista antes de fazer uma manobra??

Há duas semanas, por ir numa rua muito inclinada onde ia devagar, circulava encostado à direita, algo que nunca faço e que não recomendo a ninguém. Um automobilista virou à direita quase à minha frente, cortando-me o caminho porque não reparou em mim. Barafustei e acho que o homem percebeu o perigo em que me tinha metido. Passado um minuto já se deveria ter esquecido e talvez se lembre na próxima vez. Se invertermos os papeis, se eu tivesse cortado à direita de bicicleta sem ver se vinha algum carro, garanto-vos a todos que me ia lembrar para o resto da vida.

Querer pôr a distracção de automobilistas na mesma balança que a de peões e ciclistas é um atentado à razão. Como digo sempre, se um peão ou ciclista comete uma distracção ao pé de um carro, quem se lixa é o peão/ciclista. Se for o automobilista a distrair-se, quem se lixa também é o peão/ciclista.

 


A ver: reportagens da SIC e da TVI sobre o "autocolante" dos peões.

3 comentários

Comentar post