Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

Menos Um Carro

Blog da Mobilidade Sustentável. Pelo ambiente, pelas cidades, pelas pessoas

No mínimo irónico, o estacionamento de uma mísera bicicleta dar problemas

MC, 23.04.09

No Público de hoje, Catarina Freitas ligada ao Ambiente da Câmara de Almada (uma câmara que já ganhou vários prémios internacionais de mobilidade e energia) comentava a dificuldade de arrumar uma bicicleta. Muitas vezes têm que ser carregadas num elevador estreito, e metidas numa varanda, ou pura e simplesmente não se pode ter uma.

Na mailing-list da Bicicletada/Massa Crítica já vários pessoas se queixaram deste problema. Outras que tiveram problemas com o senhorio ou os condóminos por a deixarem no vão de escada.

A CM de Almada já obriga todos os novos edifícios desde 2007 a terem estacionamento coberto para bicicletas, e consta que a CM Lisboa já fez o mesmo.

O mais irónico é que o espaço necessário para estacionar 100 bicicletas apenas deve dar para 3 ou 4 carros. Mas como sabemos a cidade está apinhada de automóveis, e apesar de algumas queixas, parece-me claro que a cidade é em grande parte um parque de estacionamento. Mais um sinal da ditadura do automóvel sobre a cidade.

 

Aqui fica uma solução holandesa para este problema, um estacionamento protegido na rua:

No espaço de um carro, devem estar ali umas 10 bicicletas. Adoraria ver a reacção de um automobilista português, dos que acham que as câmaras lhes devem arranjar estacionamento, a ver uma coisa destas a ser implantada.


Um blog que já conhecia, mas  que me tenho estupidamente esquecido de publicitar (obrigado ao leitor EM por me lembrar!): Wheels versus Legs com uma documentação exaustiva do abuso contínuo do espaço dos peões por parte do automóvel, no concelho de Sintra